Translate

sábado, 31 de dezembro de 2016

O Homem do Ano!

Resultado de imagem para cristiano ronaldo
«This is the man». Ou seja, aqui está o Homem do Ano, além todas as invejas...

«Ou fazendo que, mais que a de Medusa,
  A vista vossa tema o monte Atlante,
  Ou rompendo nos campos de Ampelusa
  Os muros de Marrocos e Trudante,
  A minha já estimada e leda Musa
  Fico que em todo o mundo de vós cante,
  De sorte que Alexandro em vós se veja,
  Sem à dita de Aquiles ter enveja.»

                                                          - Os Lusíadas (Canto X; 156) - de Luís Vaz de Camões

Este é o teu ano, Cristiano Ronaldo!
Somando todos os prémios, todas as medalhas vitalícias que o fazem ser o homem mais falado do ano (e provavelmente do século, a nível futebolístico) - sem descurar, minimizar, ou pejorativamente ostracizar outros que entretanto se estimam por vezes superiores em bolas de ouro e em magnitude galáctica de bola nos pés - que, abençoado seja, e contra todas as dúvidas, quezílias, e até afrontamentos precoces de jovens solteiras (e casadas!) este ano, é o ano do nosso menino português!

Vencendo tudo ou quase tudo o que há para ganhar em galardão máximo de tudo o que o faz brilhar em nome e segurança de ser portador de um sustentáculo-mor familiar, ladeado por uma mãe sempre presente, um filho sempre aclamado e, um restante agregado de irmãos, irmãs, primos e primas e toda a boa gente da ilha da Madeira - e supostamente grande parte do solo continental português, além todos os países de língua portuguesa e fãs por todo o mundo - este menino, invejado e odiado por tantos, por riqueza, porte, beleza, mestria e outros tantos atributos, é assim, no meu ver, não só o Homem do Ano, como o mais ovacionado deste século - até à data. Completo e não equidistante de outras realidades, outros sofrimentos, vem dar o seu nome e a sua generosa contribuição financeira a outras causas, a outras dores, de grande relevância e importância.

As crianças da Síria, sabem-no. As crianças do resto do mundo... também! Ser Português, é isto. É tanto mais que seria indecoroso e mesmo impuro - ou sobranceiro - estar aqui a nomear todas as maravilhosas qualidades deste homem de coração luso e alma do mundo, que tanto nos encanta quanto sobejamente nos encandeia de tanta humildade e devota contribuição, ainda que muitos o apelidem de prepotente, arrogante, mal-educado e, diminuta ou mesquinhamente, tão-só e apenas, um portuguesinho que se deu de sortes e muito trabalho além fronteiras.

O Real Madrid não corrobora de tal e, por esse facto, tem todo o mérito e consignação clubísticas para também e assim o determinar, como a sua grande mais-valia nesta última década.
Ser-se especial não basta sê-lo no nome e na ganância dos atributos ou dos afectos: há que ser mais, muito mais. Cristiano Ronaldo é-o efectivamente! A comprová-lo, estão todas as doações de beneficência que tem cumprido ao longo do seu mandato como exemplar futebolista e homem íntegro que é. Se fosse meu filho (e longe de mim arrancá-lo ao berço e grande colo da senhora sua mãe, Dona Dolores...) eu alvitraria o mesmo, sem tirar nem pôr. O que me apraz aqui afirmar, é o inverso do que, em rumo e alma lusitanas, para mal de todos os nossos pecados, do que a essência portuguesa se vincula e rege; e que, para pior ainda de mais outros pecados do mundo, se destila, dissemina e reproduz em autêntica verborreia de interesses, corrosiva do seu núcleo até à esfera planetária, do que se tem por hábito instituir: A Inveja!

Luís Vaz de Camões aferiu-o; reclamou-o e  eternizou-o no seu décimo e último Canto do bastião literário português: «Os Lusíadas».
A Alma Portuguesa, é por certo muito mais do que a define (e tangencialmente hostiliza) na sua última palavra - A Inveja - mas, rectificando ou talvez estilizando o que nesta era moderna nos caracteriza como povo, como gente, ou valor maior que até se assume no mais lato e cimeiro cargo ou círculo diplomático mundial, na Organização das Nações Unidas (ONU) - em liderança democraticamente votada e aclamada por todos os povos do mundo - ser-se Português, além de todas as invejas, é ser-se honesto, começando por nós próprios.

Hoje e Sempre, um Português, é uma alma que se assume no mundo - sem pudor, sem rancor ou incoerência de ser mais do que um produto fabricado entre oceanos e continentes e, tudo, mas tudo, lhe ser afecto, prodigioso e até luminoso. Ou iluminado. As grandes almas são-no; Cristiano Ronaldo não é excepção.

Parabéns por todos os méritos, acima dos quais tu estás. Acima disso, o que te faz ser o nosso orgulho nacional não só pelo que praticas mas, excepcionalmente, pelo bem que fazes aos outros. Bem-Hajas por isso, CR 7. Um Bom Ano de 2017 para ti e, para todos os que assim pensam. Paz para todos, se possível. Um Feliz Ano de 2017!

Sem comentários:

Enviar um comentário