Translate

segunda-feira, 9 de abril de 2018

O Poder das Trevas

Imagem relacionada
As Crianças na Síria e a Guerra Química. Imparáveis os despojos e as consequências - trágicas! - dos mais inocentes. Sem palavras e sem acções que os terminem a breve prazo, o mundo assiste de braços parados, por mais condenações que hajam por todo o globo no uso de armas químicas ou gases tóxicos que tudo exterminam. O Poder das Trevas vai-se instalando e, o seu domínio é já tanto, que se assiste à morte lenta em directo. Para quando a vergonha na cara de quem o suporta e sustenta???

"Não existe uma guerra boa e uma guerra má, e nada - nada! - pode justificar o uso de tais instrumentos de extermínio contra pessoas e populações desarmadas." (Alocução do Papa Francisco na praça de São Pedro, em Roma, comentando as últimas notícias sobre a Síria e o ataque sofrido no dia 7 de Abril de 2018)

O Mundo está à beira da loucura. A esquizofrenia política e territorial, alimentadas por uma ganância sem fim - coadjuvada pela poderosa e letal arma química - vem agora radicalizar-se de uma forma metastásica em todo o seu poder do mal. E as crianças são as que mais sofrem.

O Monstro Ambiental que actualmente se vive numa dimensão sem limites - devido às emissões das fábricas, das centrais eléctricas e mesmo dos escapes dos automóveis - em graves/crónicos problemas respiratórios e cutâneos nas pessoas, também agora se estende e conflui às populações na nova versão do gás tóxico que tudo mata.

O Pior Nevoeiro - que obscurece a luz do Sol e a Alma das suas gentes - é aquele que, intensificado mas camufladamente, se vai disseminando sem a devida intervenção ou visualização prioritária do que se deve estancar e não incentivar.

O Nevoeiro Fotoquímico ou «smog» (uma combinação de nevoeiro e fumos tóxicos, fuligem e ozono) e que habitualmente se regista nos céus chineses - mas não só! - tem vindo a adensar-se. E, por todo o globo. Entre um outro nevoeiro, mais ostensivamente cavernoso e fatal, que se vai fazendo nas fileiras de uma terra massacrada que se chama Síria. Mais uma guerra que urge matar!

Muito para além dos Poluentes Químicos do Ar, existe a «Poluição das Almas», ou seja, o inescrutável negrume que a cada dia mais se vai encrostando na idiossincrasia humana de que, para se Ganhar uma Guerra, vale tudo! Até ficar com uma terra sem almas... uma terra sem nome e sem história, uma terra de ninguém...

Resultado de imagem para ataque químico em Doma, Síria, Abril 2018
(Imagem captada de um vídeo divulgado por civis sírios, em Douma, a 10 km a nordeste do centro de Damasco, na Síria, em 8 de Abril de 2018, que mostra um voluntário não-identificado e três crianças em plena agonia respiratória, após um ataque sobre Ghouta oriental com armas químicas): A Imagem que quase nunca deve ter palavras para a expressar. Uma imagem que nos choca e nos mobiliza, a todos. Ou nem tanto, nos esforços comedidos mas sempre audivelmente proferidos pelos senhores do mundo que, mais uma vez, se tentam unir contra uma outra voz que se faz batalha, que se faz guerra, em nome de algo que ainda está por entender ou «apenas» decifrar...

"O presidente Putin, a Rússia e o Irão, são os responsáveis por apoiarem o Animal Assad. Pagarão caro." (Ameaça velada do presidente norte-americano, Donald Trump, em face a mais este ataque com armas químicas, unindo-se a Emmanuel Macron, o presidente francês, na demanda de coordenação conjunta, na acção e na iniciativa, de reunir o Conselho de Segurança das Nações Unidas)

O Outro Lado do Mal...
Nem sempre existem palavras para se descrever todo o mal incutido ou incrementado no nosso planeta. E isso, motivado por guerras intestinas que não levam a lado algum; só à morte, só ao genocídio ou extermínio de grande parte da sua população.

Na Síria, o caso é muito sério. O Mundo assiste quase impávido e sereno sobre o que, asfixiante mas quase impunemente, se vê e observa do outro lado do mundo. A onda crítica - internacional - efectua-se, é sabido. Mas pouco ou nada exerce, sobre o mal já instalado e indefectivelmente prostrado sobre uma população que sofre há já quase oito anos esta desgraça e este infortúnio dos homens menores.

Quanto às crianças, a UNICEF tem-se desenvolvido em mil esforços para que o mundo auxilie e menorize - ou amortize um pouco que seja - a dor destas crianças e de suas infelizes famílias que há muito as não conseguem abrigar ou proteger dos desmandos de uma guerra sem fim.

O suposto bombardeamento com Gás Tóxico, na Síria, em 7 de Abril de 2018 (mais uma vez), punge todos nós. O governo de Bashar al-Assad nega-o, assim como o seu aliado russo que se demite igualmente de responsabilidades, sobre o que, através das letais armas químicas em ataque de bombardeio, se tenta acabar com o último bastião dos rebeldes em Ghouta oriental, na região leste de Damasco (segundo fontes afectas ao regime de Bashar al-Assad, que diz estar prestes a reconquistar esse território). É o «vale tudo», pelo nada que vale a colheita de tantas vidas, tantas almas...

"Muitos mortos, incluindo crianças e mulheres num insensato Ataque Químico, na Síria. A área de atrocidade está bloqueada e cercada pelo Exército Sírio, tornando-a completamente inacessível para o mundo externo." (Prédica de Donald Trump, no Twitter, em complementação do que anteriormente havia já proferido sobre este ataque de 7 de Abril de 2018, sobre Douma, na Síria).

Resultado de imagem para ataque químico em Doma, Síria, Abril 2018
O Inferno, na Síria. Sobre a terra e sobre o céu, sobre tudo o que não imaginávamos poder acontecer sobre os homens de boa vontade ou sobre a urgência de se parar com tais atrocidades. Mais 48 mortos desta vez; mais 48 almas que não pediram para ser executados, que não pensaram ir ser carne para canhão sobre objectivos precisos de, uma guerra, que já vai quase no seu oitavo ano de miséria humana e arrogante prepotência por parte de todas as partes. O Daesh ainda estrebucha... mas as almas essas, vagueiam por entre os destroços do que já foi seu, do que já ali viveu em vida...

"Havia muitas pessoas sufocadas, algumas morreram imediatamente. Era um massacre. Havia um odor muito forte que provocou dificuldades respiratórias nos socorristas." (Relato de Firas al-Dumi, um socorrista em Douma, na Síria)

Almas Boas, por outras que o não são...
Os Capacetes Brancos - os socorristas que operam nas zonas rebeldes da Síria - acusaram directamente o governo de Bashar al-Assad de ter atacado Douma com armas químicas.

Os Capacetes Brancos mais a ONG «Syrian American Medical Society» afirmaram taxativamente de que 48 pessoas haviam perecido no fatal ataque com armas químicas em fluente/proeminente gás tóxico. Acrescentaram ainda que, mais de 500 casos - na sua maioria mulheres e crianças - apresentavam sintomas de uma exposição a um agente químico.

No entanto, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), alocado no Reino Unido, não confirmou ainda estas denúncias. À parte isso, de Londres surgiu a notícia aos média de que: «Se ficar confirmado de que o regime de Bashar al-Assad usou de novo Armas Químicas, será um novo exemplo da brutalidade de Assad», e mais não disse.

A União Europeia (UE) afirmou - através do Serviço Europeu de Acção Exterior -  que existem indícios de que o Regime Sírio realizou um ataque químico, em Douma, instando a Rússia e o Irão a evitarem outro ataque similar. Mas quem os ouvirá...? Mas quem tal evitará???

"Estou particularmente alarmado com o suposto uso de gás tóxico, na Síria." (Afirmação do secretário geral da ONU, o engenheiro António Guterres que já foi Primeiro-ministro de Portugal).

Estamos todos, digo eu. Alarmados e não só, com tamanha incúria, maldição e continuação destes vis actos, impunes sempre, mesmo que a comunidade internacional os rejeite ou sancione.

Resultado de imagem para gases tóxicos
Problemas respiratórios e outros. As Fábricas poluem, é sabido. As suas emissões para a atmosfera tornam-se catastróficas para a saúde e o bem estar do ser humano. Também dão origem a chuvas ácidas, que podem provocar grandes danos às plantas e aos animais; no fundo, a tudo em redor (mais próximo ou mais distante) que em efeitos secundários e prolongados no tempo, vão originar igualmente doenças crónicas do foro respiratório e não só. O cancro avança, e o ser humano morre. A toxicidade revelada hoje no Homem é tal, que mais parecemos «bombas-relógio» ambulantes... e não há quem o estanque, quem o possa reverter totalmente...

Um Ambiente Mais Puro...
Quando as Plantas e as bactérias convertem o Azoto em compostos solúveis, há um aumento de produtividade do solo. Daí que os incêndios ou a elevada concentração de fumos tóxicos ou fuligem, se torne extremamente nocivo para a atmosfera ou para o ar que respiramos, como é do conhecimento geral. Quando os automóveis «fixam» o Azoto, o resultado é a Poluição Atmosférica.

Os Poluentes Químicos do Ar, como os óxidos de carbono - de enxofre e de azoto - são subprodutos de processos químicos industriais.

Os Óxidos de Azoto, a par dos óxidos de enxofre emitidos pelas estações de produção de electricidade à base de Carvão, são os grandes causadores das Chuvas Ácidas. Que, não raras vezes, se vão instalar nos meios freáticos e causam danos irreversíveis na água que se torna não-bebível; ou seja, água salobra que, contaminada, pode causar distúrbios do foro oncológico em animais e seres humanos. Viver-se-à então uma quase Idade das Trevas (recordam-se da lepra na Idade Média?) se nada se reprimir ou conter em busca de um outro planeta mais perfeito...

(Ex: o caso real/biográfico que, depois de passado para o cinema norte-americano no ano 2000, dirigido pelo realizador Steven Soderbergh e escrito por Susannah Grant, de seu título: «Erin Brockovich», papel interpretado por Júlia Roberts, nos percepcionou esta questão. Mais cruel a realidade do que a ficção, este filme retratou na perfeição a dura história de um agregado populacional e regional norte-americano sobre uma fábrica/empresa de energia poluente - dominadora esta sobre toda uma região e sua frágil população que registou elevados índices de doença oncológica ou patologias associadas devido à contaminação das águas).

É sabido que outras emissões podem causar problemas respiratórios e cutâneos às pessoas que vivem na proximidade dessas Instalações Industriais. No entanto, para se diminuir as emissões, poderá haver o desenvolvimento de outros projectos/processos que não as provoquem, instalando e implementando estudados processos para limpar os gases emitidos antes de estes serem libertados para a Atmosfera.

Nas Chaminés das Fábricas, a dessulfurização é o método mais comum de neutralizar gases acídicos como o dióxido de enxofre (SO2). Quanto aos transportes - uma grande preocupação pública hoje sobre os danos que provocam em relação à atmosfera e ao ar respirável - sabe-se que as suas emissões são responsáveis por grande parte do Monóxido de Carbono CO) libertado para a Atmosfera.

Também emitem Óxidos de Azoto, assim como hidrocarbonetos por queimar. Quando os óxidos de azoto reagem com os hidrocarbonetos que não foram consumidos - e com o oxigénio e o vapor de água na presença da luz do Sol - forma-se Ozono ao nível do solo.

Enquanto o Ozono das Camadas Mais Altas da Atmosfera protege a Terra das radiações ultravioletas nocivas, ao nível do solo afecta muitas moléculas biológicas, produzindo então uma Poluição Fotoquímica irritante para os olhos. As conjuntivites no mundo moderno sucedem-se, e o ser humano parece nem se importar. Haja colírios...

Imagem relacionada
As Agências de Ambiente e Energia dos países têm estado atentas. Na Holanda (UE), existe já hoje uma legislação que proíbe a venda de automóveis à combustão a partir de 2025. Ainda que muito se tenha de investir para que haja uma cobertura a 100% sobre as infraestruturas relacionadas com a frota nacional de origem eléctrica, a medida está tomada.

Poluição Automóvel
A Poluição proveniente das Emissões dos Veículos é causada pela oxidação incompleta de todo o combustível porque não há oxigénio suficiente.

Os Engenheiros da Indústria Automóvel estão actualmente a utilizar motores de combustão de «mistura pobre» que empregam uma taxa de ar-combustível mais elevada que o normal de modo a que o combustível seja queimado de forma mais completa.

No entanto, o Método Mais Eficaz de diminuir as emissões de gases de escape dos veículos até ao momento, é equipá-los com um Conversor Catalítico de três vias entre o motor e o tubo de escape.

O Conversor Catalítico promove reacções químicas que transformam o Monóxido de Carbono, os hidrocarbonetos não queimados e o azoto em dióxido de carbono (CO2), água e azoto, promovendo a oxidação do monóxido de carbono e dos hidrocarbonetos, assim como a redução dos Óxidos de Azoto.

Uma nova vaga surge agora com os Automóveis Eléctricos, ou seja, movidos a uma energia menos cáustica ou castigadora do ambiente, fazendo deste mundo moderno que se vive actualmente um manancial de uma nova consciência ambiental, em que algo - supostamente - irá mudar.

Na Holanda, como se refere na imagem acima, há já 25% da frota automóvel movida a energia eléctrica, sendo que os Híbridos também estão em franca ascensão nessa maior consciência ambiental.

Seguindo o exemplo holandês dos Países Baixos, a Noruega também está a pensar na medida de proibição total dos combustíveis fósseis a partir de 2025. A Alemanha e a Índia assumem igualmente já possuírem projectos/legislação de proibição destes combustíveis a partir de 2030.

Em Portugal, onde o parque automóvel é o mais velho da Europa (tal como a sua demografia), e com o maior número de automóveis a gasóleo, não vai ser fácil implementar esta medida; até porque, sem incentivos estatais ou outras medidas mais abrangentemente democráticas que se veja, poderá ser um outro factor de pobreza e limitação à locomoção. (Desde 2017 que existe a lei de proibição de circulação de automóveis movidos a gasóleo em algumas cidades, especificamente em Lisboa, a capital portuguesa, o que vem refrear um pouco o atentado ambiental, nem sempre aplaudido ou efusivamente brindado pelas populações).

Polémicas à parte, estamos, globalmente, num virar de página em face à poluição atmosférica gerada pelos combustíveis fósseis. Sem ser ainda uma realidade à escala planetária, vai sendo amiúde uma situação normal, ainda que hajam muitas arestas por limar...

Imagem relacionada
STOP aos tóxicos! Já! Podia ser uma toada de uma qualquer manifestação pública e ambiental contra os gases poluentes, gases tóxicos que nos invadem todo o sistema imunitário, debilitando-o. O ser humano (além os animais e as plantas, não esquecer!) estão hoje sujeitos às mais inacreditáveis circunstâncias do mundo moderno em toxicidade nunca antes observada e, sentida!

Nos próximos séculos, a continuar-se assim, andaremos todos com máscaras de protecção ou adaptar-nos-emos a esta tóxica realidade?! Estaremos mais perto da extinção ou ainda haverá tempo para tal redimir e voltar atrás, voltar ao tempo em que a Revolução Industrial não existia e tudo era tal como Adão e Eva no paraíso....?

Poderemos viver com isso ou encontrar-se-ão soluções que não sejam indissolúveis tanto dos elementos como desta outra realidade....? Haverá recursos para isso? E se não houver outra forma de o conter, poderemos sonegar o que está na nossa frente em letal mortandade??? Penso que não. Até porque, a nada se fazer, nada restará no planeta que não seja uma «simples» e amorfa bola planetária envolta em químicos fatais até para ela própria...

Os Gases Tóxicos
A Amónia/Amônia (NH3): produzida a partir da decomposição bacteriana de compostos nitrogenados (ou composto azotado de nitrogénio/azoto, incluindo os aminoácidos) - como proteínas e ácido úrico - a Amónia é muito usada em ciclos de compressão, na limpeza e como fertilizante. É um gás alcalino, oxidante e tóxico. Tem um odor característico. A sua densidade é quase metade da densidade do ar.

A Amónia é uma substância inflamável com um limite inferior de explosividade. Segundos estudos realizados recentemente, a concentração máxima desta substância permitida na atmosfera é de 25 partes para um milhão. A sua elevada toxicidade pode prejudicar seriamente os pulmões.

Cianeto de Hidrogénio (HCN): Também conhecido como Ácido Cianítrico ou Ácido Prússico, determina-se como um gás incolor e, de alguma forma, com um típico odor amargo que nos sugere estarmos a cheirar amêndoas. É um composto extremamente volátil que também pode ser encontrado na forma líquida. É libertado então na Combustão de Nitrogenados (muito comuns em plásticos), podendo gerar a sensação de queimadura na língua, inflamação da mucosa gástrica e irritação nasal.

Dióxido de Carbono (CO2): Um dos gases mais conhecidos e que, ultimamente, muito dele se tem falado pelos Efeitos de Estufa (no resultado da queima dos combustíveis fósseis, no sector industrial e nos transportes). É produzido durante a combustão e fabricação de cerveja, destilação e outros processos de fermentação, sendo um dos principais constituintes - junto com o Metano (CH4) - de gases de aterro sanitário e de biodigestores.

O CO2 é inodoro e incolor (sem cheiro nem cor), sendo difícil a sua medição na faixa de ppm - que no manual químico significa «partes por milhão». Não é inflamável. Há um limitado grau de risco ou perigosidade sobre ele, com excepção dos locais que se apresentem mal ventilados ou com carência de oxigénio (outra excepção em que o perigo é latente é na indústria cervejeira, onde a concentração de dióxido de carbono se não deve descurar, podendo haver inclusive a morte de quem o fizer, negligenciando medidas de precaução).

Resultado de imagem para gases tóxicos
Saúde e Segurança no trabalho: algo que muitos descuram e negligenciam, provocando danos completamente evitáveis e por vezes irreparáveis em toda a linha bioquímica no ser humano. Para que tal se contenha, há que seguir regras e preceitos e, nunca por nunca, subestimar os seus nocivos efeitos a curto, médio ou longo prazo - em efeitos colaterais avassaladores que levam muitas vezes à morte. Nas sociedades modernas, estes agentes químicos ou gases tóxicos sendo vorazmente utilizados nos vários sectores de actividade conhecidos, são-nos também a morte lenta. Há que haver prevenção e rigorosa actuação sobre todos eles, ou então nada sobrará em breve de todos nós...

Continuando na diáspora dos tóxicos...
Dióxido de Enxofre ou Anidro Sulfuroso (SO2): É um gás incolor e muito solúvel na água. Possui um cheiro característico e asfixiante. Tem por hábito ser muito irritante ou congestionante para as mucosas oculares (olhos) e vias respiratórias.

Altamente ácido - e quando dissolvido na água - dá origem ao Ácido Sulfúrico (H2 SO4).  Em grandes concentrações, pode provocar efeitos crónicos no indivíduo - principalmente no aparelho respiratório, além de agravar problemas cardiovasculares. É libertado em Centrais Termoeléctricas à base de petróleo ou carvão.

Cloro (C12): É um gás extremamente tóxico! Tem um odor pungente e muito irritante. Compõe Cloretos e Cloratos - na forma de cloreto de sódio em minas de sal. É comummente aplicado no tratamento de águas,branqueamento na produção de papel e preparação de clorados (tais como o PVC). É uma substância de líquido verde/gás amarelo, mas o seu comportamento é sempre de difícil detecção (tão difícil de detectar que ainda hoje requer técnicas especiais de calibração).

Dióxido de Cloro (CIO2): É um ás amarelo-avermelhado, sendo um dos vários óxidos do Cloro. Decompõe-se em Cloro e Oxigénio de forma explosiva ou espontaneamente.É utilizado no branqueamento de farinha e na desinfecção da água (ou em muitas outras aplicações industriais de tratamento de água, torres de resfriamento ou no processamento de alimentos). Se inalado, este gás pode provocar irritação na mucosa nasal (nariz), garganta e pulmões.

Monóxido de Carbono (CO) ou «Assassino Silencioso» como muitos lhe chamam, devido ao seu efeito muitas vezes letal em ambientes domésticos: É Inodoro, incolor e insípido. Tem uma densidade semelhante à do ar (misturando-se nele, sendo facilmente inalado). É um gás asfixiante com uma acção tóxica muito determinante, provocando a carência/deficiência do oxigénio nos tecidos orgânicos.

Em geral é o causador do aparecimento de grande parte das doenças crónicas, principalmente em indivíduos que sofram de Anemia ou com deficiências respiratórias/circulatórias. É produzido pela combustão incompleta de carvão e petróleo (a queima de gasolina, diesel, caldeiras de carvão, gás natural e outros derivados do petróleo, até mesmo o «simples» cigarro que também queima CO). A sua presença em minas é devido à combustão lenta de carvão.

(Segundo últimas estimativas, são lançadas para a atmosfera todos os anos, cerca de 260 milhões de toneladas de Monóxido de Carbono. A continuar-se assim a Humanidade não vai longe...).

Sulfeto de Hidrogénio (H2S): É um gás incolor e com um odor/cheiro intensamente desagradável! Em baixas concentrações, possui um cheiro nauseabundo a ovos podres. É incolor e um pouco mais pesado do que o ar. Em grandes concentrações (+ de 60 ppm), não é sentido devido à paralisia das glândulas olfactivas, sendo que a exposição a este gás nesta proporção, pode assim levar à paralisia instantânea.

Por ser um gás tóxico, O H2S, tem a capacidade de criar uma grande irritação ocular, actuando também nos sistemas nervoso e respiratório. Dependendo da concentração, poderá ser letal. Encontra-se vulgarmente nas jazidas de gás natural e petróleo, extracção de sal, águas subterrâneas e esgotos sanitários, entre outros. Na Indústria, tem origem nos processos de remoção dos gases ácidos, fermentações e tratamentos de efluentes.

Resultado de imagem para gases tóxicos
As Guerras, sempre as guerras com gases tóxicos. Desde a Primeira Grande Guerra na Europa até à Segunda Guerra Mundial entre Alemães e Ingleses e depois Russos e Americanos (ambos aliados na confrontação nazi), a História oferece-nos a mais venenosa maçã de todos os tempos. Aqui, na foto apresentada, as forças militares de Hitler (na Segunda Grande Guerra), em confronto directo com os gases, elementos químicos altamente tóxicos que muitas mortes ceifaram, antes mesmo das balas, antes mesmo de outro qualquer murmúrio mais afoito ou mais corajoso de si...

O Mundo dos Tóxicos
Existem ainda muitos outros Gases Tóxicos que, consoante as suas particularidades ou características gerais (em maior ou menor escala de toxicidade), se efectivam na idêntica proporcionalidade de grandes ou pequenos danos para a atmosfera, no poder inflamável que despertam e sobre ela libertam.

Apenas para ficar em registo, tem de se referir outros tantos, sem especificar (para não maçar mais o leitor) de uma mão cheia de tóxicos. São eles: (ASH3) Arsina ou Hidreto de Arsénio (incolor, inflamável e altamente tóxico); (Br2) Bromo (um líquido castanho-avermelhado, asfixiante e fumegante que provoca irritações várias e que em grandes concentrações vai provocar também erupções cutâneas em dolorosas bolhas na pele).

(B2H6) Diborano (um gás que não é sentido pelo olfacto humano e em concentrações que ofereçam risco, é de elevada perigosidade); (C2H40) Óxido de Etileno ou ETO (é tóxico quando inalado, podendo provocar convulsões, o estado de coma e morte, sendo de odor doce, inflamável e incolor); (F2) Flúor (possui um odor acre característico; é um elemento corrosivo, oxidante, tóxico, e venenoso se inalado); (HCL) Ácido Clorídrico (incolor, altamente corrosivo e tóxico que forma vapores brancos em contacto com a humidade; quando inalado pode provocar asfixia e morte).

(HF) Ácido/Gás Fluorídrico (Se inalado, pode provocar dispneia, bronco-espasmos, queimaduras das vias superiores e todos os tecidos, atingindo os tecidos vivos e percorrendo a corrente sanguínea, indo de imediato atacar o tecido ósseo, sendo este gás considerado um «assassino nato»); (CH3SH) Metil Mercaptana Metanotiol (incolor e inodoro, mas, como a mercaptana contém enxofre, possui um odor semelhante a ovos podres, sendo menos corrosiva e menos tóxica do que os compostos de enxofre semelhante - H2S).

(N2O)/(NO)/(NO2) Óxido Nitroso/Óxido Nítrico/Dióxido de Nitrogénio: começando pelo N2O ou óxido nitroso («o gás do riso», que só levará à morte por asfixia se inalado em grande concentração ou que, combinado em partes iguais com oxigénio, dá um excelente analgésico, sendo usado também para anestesia); o NO ou óxido nítrico (é incolor mas que em parceria com NO e NO2, associados ao dióxido de enxofre, vai provocar as chuvas ácidas, dos constituintes NO e NO2 que são chamados NOx);

(O3) Ozónio/Ozônio (incolor e com um odor muito picante; pode ser detectado em baixas concentrações por via electroquímica); (COC12) Fosgénio/Fosgênio ou Fosgene (um gás que foi utilizado na Primeira Guerra Mundial, sendo incolor, poderá parcialmente aparecer num branco-amarelado e de odor desagradável quando em concentração elevada); (PH3) Fosfina (altamente toxina, sendo utilizada no controle de pragas por fumigação); (H4SI ou SIH4)) Silano (sofre de combustão espontânea no ar, sendo utilizado em várias aplicações industrias e médicas).

(SF6) Hexa-flúor Sulfuroso (semelhante ao óxido nitroso e quando inalado, produz uma diminuição da afinação de voz, pelo que atinge drasticamente as cordas vocais; traços de tetra fluoreto de enxofre tóxico podem provocar graves lesões no organismo); por fim (VOC`s ou COV/VOC) Compostos Orgânicos Voláteis, que incluem uma variedade imensa de produtos químicos, alguns dos quais podem ter efeitos adversos para a saúde a curto e a longo prazo.

Os VOC`s são geralmente encontrados em ambientes internos domésticos ou de serviços e equipamentos; e tal como acontece com outros poluentes,  a extensão e a natureza do efeito na saúde, dependerá de muitos factores, incluindo o nível de exposição e o tempo a que se reteve nesta.

Ou seja, de simples cefaleias a graves encefalites, de náuseas a danos irreparáveis no fígado, da perda de coordenação até à quase falência de rins ou do sistema nervoso central. Todos os Químicos são a bem dizer - em maior ou menor incidência, grau e persistência - extremamente perigosos, conclui-se.

Imagem relacionada
O Nosso Tóxico Mundo Hoje. Encarreirados mas não «encarneirados» ou domesticados, perfilados mas não e ainda entusiasmados com a peregrina e execrável ideia de termos de viver, futuramente, isolados do ar que respiramos, do contacto com a brisa do mar ou simplesmente com o árido ou doce vento das contingências meteorológicas, vamos hoje tendo mais consciência do que nos rodeia. Dos menos letais aos mais fatais - fabricados laboratorialmente e por mão do Homem - vive-se hoje com o coração nas mãos (também) de não mais sermos capazes de inverter determinadas situações que nos são pungentes. Os neurotóxicos são uns deles. Até quando...? Até onde...? Por quem, se acabarmos todos e em breve com a espécie humana à face da Terra???

Outro Alerta: sejamos atentos!
Existindo no mercado perto de três dezenas de gases tóxicos, é natural que o cidadão comum esteja alerta. Muitos deles, são perigosamente letais como já se referiu. As percentagens de concentração destes gases, assim como a permanência ou efectiva ingerência da exposição a que se está deles, tem muita influência no que se pode ou não fazer para se evitar futuros danos que, muitas vezes, são de facto fatais para o ser humano e para o que o rodeia; incluindo plantas e animais.

Muitas vezes, sendo os gases tóxicos de complexa ou mui difícil identificação (principalmente quando são incolores e inodoros), seja importante contar sempre com um sistema de detecção eficiente. Sabe-se que, os mais indicados, são os Sensores  Electroquímicos que emitem sinais de eléctrodos ao identificar riscos. Os semicondutores de Óxido-metal ou MOS também são muito utilizados. Todos eles são fielmente eficientes.

No Mundo da Neurotoxicologia o caso também não nos deixa grandes dúvidas de se poder estar permanente e inconscientemente a «brincar com o fogo». A supremacia humana sobre os demais é endémica e ousadamente reposta como uma espécie de enxaqueca colectiva - em exaustivo e inexorável fungo persistente no tempo - de se fruir o pior da Humanidade em hegemonia dos povos, em arrogância e prepotência planetárias. Nada se aprendeu com os erros, portanto.

Utilizar a Guerra Química para que um povo, todo ele, sofra indeterminadamente, é talvez a mais hedionda prova humana de que se não está preparado (ainda!) para sermos avançados; para sermos endeusados; tecnologicamente e não só.

Para sermos uma Humanidade de honra e brio e não de castigo e punição, sofrimento e contrição, pois que todos nos ciliciamos não só pelas duras imagens que obtemos através dos média e sobre os últimos acontecimentos na Síria, mas pelos destratos e enormidades que se fazem da alucinada utilização dos gases tóxicos, dos elementos químicos que pairam sobre a Terra - e que nós humanos, usamos indescritível e indiscriminadamente.

Somos um povo das trevas afinal; somos uma espécie que se mata uns aos outros copiosamente. Deliberadamente! Somos uma gente que parece não ter alma, e se tem, muito a ela se deve algum esclarecimento - e não em pousio ou desordenamento - esperando que uma breve fresta se abra nesse cognitivo conhecimento ou, maior discernimento, de não se estar contínua e repetidamente a viver um eternizante «Poder das Trevas».

Até que as trombetas se ouçam e ressoem, ou o Homem pare de infligir dor nesse espectro de iniquidade e desamor, iremos sempre continuar neste torpor de um fundo negro que não terá estrelas nem colo cósmico que nos abrigue, antes a devassidão gelada de um eterno limbo, de um efémero clamor... se não soubermos ou não quisermos recuar. Por um Poder das Trevas que ninguém quer, faça-se a mudança, já! E a nosso favor!

Sem comentários:

Enviar um comentário