Translate

sexta-feira, 30 de março de 2018

Alerta para Portugal!

Imagem relacionada
Tiangong-1: O veículo espacial em queda livre até à Terra. O «Palácio Celestial» que nos vai provavelmente cair na cabeça ou, na melhor das hipóteses, passar de rente, entre a região do Porto e a do Minho, nessa intemporal mas sempre desorganizada leva de satélites desembestados com o freio nos dentes e, um indomável/disruptivo «cérebro», em completo desgoverno e prepotência sobre onde irá cair. Neste caso, em solo português. Uma Páscoa diferente então. Deus nos acuda!

                                                                    Em Queda Livre

«A Estação Espacial parou de funcionar e já não está a enviar informações para os técnicos da Agência Espacial Chinesa.» (Registo da Administração Espacial Nacional da China, em comunicado oficial para o restante do globo)

Ressuscitaremos tal como Jesus Cristo...?
Já não nos bastavam as tragédias habituais, de incêndios, aluimentos de terras e elevada estatística nacional de crimes de violência doméstica (entre outros, dos que nos supõem em alerta máximo sobre eventuais ataques terroristas do Daesh, aos limites da segurança pública sobre crimes violentos ou não), para agora nos vermos - em plena época pascal - totalmente abismados e de coração acelerado devido a este desnorteado satélite chinês.

(Será que a NATO nos protege...? Os Estados Unidos ou a Rússia? Ou nenhum deles e será o salve-se quem puder...? Penso que não estou preparada para ouvir a resposta...).

E mesmo que o Papa Francisco nos arrogue de que não há «Inferno» após a nossa morte (ou que as almas que não se arrependem não vão para o Inferno, apenas desaparecem), haverá sempre a consciência da letal existência de um Inferno, na Terra. De almas estas, que não desaparecem de certeza. Não, as que se pungem de pecados maiores de nos deixarem a todos com o coração nas mãos e as almas afogueadas, através do que se supõe ir ser uma «bola de fogo» nos céus...

E assim: «Na Mais Louca Corrida Contra O Tempo» (ainda mais louca do que a suicida trajectória do dito satélite chinês), o mundo une-se na descoberta e, se possível, na prevenção de evitar baixas humanas. E tudo sobre este bisonte espacial do Oriente que, em queda livre, esventrando a atmosfera mas não se desintegrando completamente, poderá vir a cair em espaço e território portugueses. Uma calamidade! «Ou uma Desgraça à Portuguesa...!» Que, quando vem nunca vem só, lá diz o ditado. Que Mais Nos Irá Acontecer???

Segundo informações emitidas pela ESA - Agência Espacial Europeia - a estação espacial chinesa «Tiangong-1 irá cair em rota livre sobre a Terra. E isto, num espaço temporal determinado entre 31 de Março e 1 de Abril (o dia das mentiras?) na suma verdade consequente da perca do controlo deste veículo espacial por parte das entidades chinesas que o monitorizavam. Estamos assim nas mãos da boa vontade dos deuses que já não devem ter paciência para tanto desmame ou desmembrada negligência de quem se diz obreiro da causa espacial, na Terra.

Ainda segundo a ESA, a probabilidade pessoal de se ser atingido por um detrito ou material afecto à Tiangong-1, é de 10 milhões de vezes mais pequena do que, a probabilidade de se ser atingido por um raio. Acreditamos. Ou não... (há raios que podem muitas vezes fugir de certas probabilidades...).

Resultado de imagem para satélite chinês vai cair em portugal
A Reentrada na atmosfera terrestre da estação espacial chinesa Tiangong-1, nas latitudes:42,8ºN (que coincide com o norte de Portugal, na Europa), e 42,8ºS (na ponta sul da Austrália, na Oceania). Contudo, o alerta é geral: desde os Estados Unidos ao sul da Argentina, todo o continente africano, o sul asiático, a Oceânia e o sul da Europa (que inclui Portugal inteiro) estão em alerta máximo. Se for o último dos nossos dias, comemoremos então o termos passado felizes ou infelizes pela Terra... E que os Anjos nos guardem (ou aguardem) e os Deuses nos protejam... se também «eles» estiverem alerta...

(Entre Sexta-Feira Santa e o Dia de Todos os Demónios...)
O Departamento de Detritos Espaciais, da ESA, que está a monitorizar a situação agora, advoga que, e de acordo com as estimativas, o satélite deverá reentrar na atmosfera nos dias já referidos, na sequência do seu trajecto (de 30/31 de Março a 1 de Abril, deste estranho 2018 de todas as coisas).

Assinala-se ainda a agravante - especificada em pormenor pelos responsáveis do Observatório Astronómico de Lisboa, em Portugal - deste satélite ter sido realizado para receber missões tripuladas, intensificando dessa forma a robustez de alguns dos seus materiais.

Ou seja, massificando ainda mais a sua morfologia espacial de estrutura e dimensão, o que vai provocar a resistência ainda maior a essa desintegração dos materiais - ou a estes serem destruídos pela fricção na sua entrada na atmosfera terrestre (pelo desgaste e pelas altas temperaturas havidas na ordem dos milhares de graus Celsius, como se sabe).

Enquanto isso, vamos rezando - crentes e não crentes - para que estas afirmações se não cumpram, seja em solo português, seja noutro qualquer...

A 4 de Outubro de 1957 aconteceu o Primeiro Lançamento do Satélite Artificial da Terra - o Sputnik - que foi então enviado pela União Soviética e orbitou o planeta durante 22 dias (antes de se incendiar na reentrada na atmosfera terrestre). Um feito enorme!

Hoje, passados quase 61 anos sobre a pioneira ocorrência espacial, infere-se que rolem sobre o alto das nossas cabeças e talvez de toda a nossa ímpia ignorância humana (se acaso todos os satélites se anularem da sua função, gravidade ou magnetismo que os sustêm), haja a produção de cerca de 7500 toneladas de lixo espacial - além da diversa e outra tecnologia humana mandada por nós -  distribuídos pelo Espaço.

(A haver uma sublevação espacial de satélites, estaremos em breve a mãos com mais uma guerra que por nós próprios iniciámos...).

Resultado de imagem para satélite chinês vai cair em portugal
Tiangong-1: o inevitável fim sobre a Terra. Aqui, a montagem de duas imagens da estação espacial chinesa Tiangong-1 no seu fatal percurso que, munido de um poderosamente tóxico, corrosivo e letal químico (a Hidrazina), poderá causar perturbações muito graves no ser humano: tosse, convulsões e profundos ferimentos na pele. Quem esteja em contacto com este químico e caso sofra de outras patologias, poderá não sobreviver. O Alerta é muito claro: Estamos perante a inevitabilidade do que fabricámos e mandámos indulgentemente para o Espaço! De que nos queixamos agora...? De não termos estado atentos???

Tiangong-1 ou O Palácio Celestial
A Tiangong-1  - que em chinês significa «Palácio Celestial» - foi a primeira estação espacial chinesa a ser lançada no Espaço. Em 2016, a China lançou a Tiangong-2 com a finalidade do desenvolvimento de uma estação espacial habitável, prevista para 2022.

Quanto ao Lixo Espacial espalhado no Espaço, ou seja, no Cosmos, a situação tende a melhorar. Está previsto para o final deste ano (2018), o lançamento de satélites de recolha de lixo (assim uma espécie de aspiradores espaciais de lixo), na recolha desse lixo espacial.

A Missão «RemoveDebris», assim se identifica e autentica, planeada pelo Centro Espacial da Universidade de Surrey, na Inglaterra (Reino Unido), irá em breve enviar um veículo espacial para retirar satélites e pequenos detritos que estão em órbita.

Ainda que o Brexit nos incomode (a nós, Europeus), saudemos na glória dos bem-aventurados esta limpeza cirúrgica do ecossistema espacial. Os Deuses agradecem-nos, acredito. E saúdam-nos também por tão prestigiosa missão, tal como quando utilizamos indevidamente um espaço que não é nosso, ou nele nos deixámos emporcalhar, por uma festa havida na véspera de copos e sofás sujos numa pocilga espacial sem limites...

Com mais de 10 Metros de Comprimento e cerca de 8500 quilos, esta Prima-Dona Espacial será (acreditamos) deteriorada pelas elevadas temperaturas durante o processo de reentrada na Atmosfera da Terra, já o referimos. Mas é sempre bom insistir.

Os Especialistas - cientistas portanto - admitem a previsibilidade de que haja 20% a 40% da sua massa que não seja destruída durante todo o processo; e que os seus destroços possam cair, na Terra. Até aqui, já o sabíamos. Mas temíamos interiorizar.

No entanto, e de acordo com um relatório da empresa norte-americana - Aerospace Corporation (organização independente dedicada à investigação técnica e científica relacionada com a Aeronáutica) -  a probabilidade de um qualquer fragmento atingir um ser humano é inferior ou na estatística apresentada de um para um bilião. (Oxalá nenhum de nós esteja nessa ínfima percentagem de erro da probabilidade...).

"Existe maior probabilidade de se ser atingido por um automóvel ao atravessar-se uma rua hoje, do que o ser-se atingido pela Estação Espacial Chinesa!" (Afirmação convicta do engenheiro espacial Warwick Holmes, director executivo do Departamento de Engenharia Espacial da Faculdade de Aeronáutica da Universidade de Sydney, na Austrália, em entrevista à ABC News).

Dependendo do ponto de vista, ou de onde se está e se é ou não alvo deste monstro espacial, a óptica é subjectiva; e que, a não cair no meio de um dos oceanos e a não se fragmentar na atmosfera, nos cai pela certa em cima. (Não obstante o empenho, seguimento e objectividade com que todos os intervenientes se arrogam no direito de nos sossegarem, esclareço desde já que não me vão ver pôr o pé na rua e com o Céu por cima, não vá o Diabo tecê-las e eu ficar confirmadamente morta por ter descurado avisos ou ter acreditado neles em demasia...).

Resultado de imagem para satélite chinês vai cair em portugal
Tiangong-1, a observação da Terra sobre esta estação espacial chinesa (em 2017, sobre território europeu, em França). Um último olhar, sobre um último e derradeiro adeus espacial que da Terra se observava. Onde irás morrer agora Tiangong-1...? Onde te irás sepultar, sepultando-nos a nós?!

A União Faz a Força!
Na Desgraça Somos Unidos: A China, perdendo o norte e o descontrolo do que monitorizava, e vendo-se impotente/obsoleta ou completamente alheia a que o mesmo lhe fosse irreversível (na demanda de retornar ao controlo da Tiangong-1), pediu ajuda ao Departamento das Nações Unidas para os Assuntos Espaciais e ao Comité Inter-Agências de Coordenação de Detritos Espaciais para monitorizarem também eles esta estouvada e agora descontrolada estação espacial chinesa.

O Comité mobilizado e unido na demanda, estabeleceu a prioridade de saber com exactidão - e uma inolvidável sintonia entre todos - onde irá aportar a Tiangong-1, na Terra.

As 13 Agências Espaciais não desmobilizam. São algumas delas: NASA (Estados Unidos), ESA (22 estados-membros Europeus), JAXA (Japão), Roscosmos (Rússia), ISRO (Índia), KARI (Coreia do Sul) entre outras mais secundárias mas não ineficientes na missão agora empenhada.

De acordo com a Aerospace Corporation - que entretanto divulgou mais informação ao mundo - que dependendo das condições meteorológicas, da hora e do local da reentrada da Tiangong-1, poderá ser possível observar objectos incandescentes  a rasgarem o Céu durante um minuto ou mais.

Esteja então atento. Muito Atento! E, caso observe tais fenómenos, envio-os para a Aerospace Corporation (se ainda tiver tempo disso). Fotografias e vídeos também serão bem-vindos; isto é, se ainda estiver vivo para o fazer, para o captar e divulgar, mesmo que somente pelas redes sociais...

Sejam Felizes e façam-se sobreviver, seja onde estiverem ou onde for que os restos mortais da Tiangong-1 se abatam, na Terra. «Que A Força Esteja Convosco! E Que Os Deuses Estejam Connosco!»

                                            29 de Setembro de 2011 - 2 de Abril de 2018   

(2 de Abril de 2018: Tiangong-1, a estação espacial chinesa, desintegrou-se ao entrar na atmosfera terrestre na região do Pacífico Sul, por volta da uma hora da manhã - hora portuguesa - depois de completa a sua missão por meados de Março de 2016).

 A agência noticiosa chinesa - Xinhua - realçou entretanto os contributos significativos alcançados ou de objectivo concretizado para o Programa Espacial da China, executado pela agora defunta estação espacial, Tiangong-1. Que descanse em paz então.

Sem comentários:

Enviar um comentário