Translate

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Síndrome de Sábio


Trissomia 21 (ou Síndrome de Down) e Autismo na Temática da «Síndrome de Sábio»

Serão estas crianças portadoras de algum segredo maior que até hoje o ser humano ainda não conseguiu descodificar? Serão eles, meninos-homens, meninos-deuses que, fechando-se em si, estão abertos para um outro mundo por nós desconhecido? E qual a razão deste poder genial que os faz ser matemáticos e calculadores incríveis - tais como um computador humano na sua eficácia e, exibição?

Ilhas de Génio
(O Brilho intrigante da Síndrome de Sábio)
Há que impor as prementes questões sobre este tão polémico tema: Como pode alguém ser capaz de calcular o dia da semana de qualquer data e, no entanto, não saber somar dois mais dois ou, inversamente a isto, fazer cálculos incríveis e, imediatos, sem a ajuda de uma calculadora? Ou ainda, executar na perfeição uma difícil peça clássica no piano, depois de a ouvir uma vez, sendo este, mentalmente diminuído - ou seja, sofrer de alguma patologia mental ou deficiência cromossómica?
Estes indivíduos sofrem da Síndrome de Sábio, que a Ciência só há pouco começou a explicar. A Síndrome em questão intrigou deveras os Neurologistas desde que o doutor J. Langdon Down - que deu o nome à deficiência mental conhecida por Síndrome de Down) mas que, hoje, se identifica e denomina por Trissomia 21 em termo mais técnico mas também mais correcto, presume-se - descreveu pela primeira vez, em 1887, estes génios mentalmente atrasados, chamando-lhes «Sábios-idiotas» (o que, à imagem dos nossos dias se não alude nem assim se determina pelo termo pejorativo em questão, como é óbvio):
Cem anos mais tarde, houve então um maior aprofundar desse conhecimento acerca dos «Patetas-sabedores» como então eram identificados. Hoje, essa determinação abjecta de «Sábios-idiotas» já não singra no mundo académico mas, na época, assim os conotavam. Afirma-se de que, possuíam uma forma de Memória altamente apurada e, eficaz, com a qual podiam visualizar pinturas ou uma série de datas, ou fixar uma melodia.
Ainda hoje assim se reportam estas crianças ou mesmo indivíduos na idade adulta. Estas aptidões podem existir ao nascer ou, ser adquiridas depois de uma lesão - ou doença do Sistema Nervoso Central. O estado pode ser causado por anomalias genéticas, isolamento sensorial ou imperfeições em certas áreas do Cérebro que executam tarefas intelectuais, como o Hipocampo (uma estrutura com a forma de cavalo-marinho, ligada aos Receptores Sensoriais e, à Memória).
É seis vezes superior a probabilidade de, estes extraordinários sábios (outrora «Sábios-idiotas») serem masculinos e, as suas aptidões poderem aparecer e sumir-se de súbito.
O Autismo, uma doença cerebral que faz o indivíduo voltar-se para si próprio e ser incapaz de comunicar com os outros, também tem sido relacionado com a Síndrome de Sábio. Cerca de uma em cada dez crianças Autistas apresenta tais aptidões.
Uma das primeiras descrições de um «Calculador-Relâmpago Humano» foi feita em 1789, pelo doutor Benjamim Rush - um médico notável e um dos signatários da Declaração de Independência Americana. O seu paciente mentalmente diminuído, Thomas Fuller, viera como escravo para a Virgínia, em 1724. Demorou então apenas 90 segundos para calcular que, um homem com 70 anos, 17 dias e 12 horas tinha vivido 2 210 500 800 segundos - incluindo os anos bissextos no cálculo!
A despeito desta incrível aptidão, Fuller morreu em 1790 sem saber ler nem escrever...

Repertório Espantoso
Outro escravo «Sábio-idiota» tornou-se famoso como pianista na década de 1860. Blind Tom mal conseguia dizer 100 palavras mas, era capaz de tocar esfuziante e impecavelmente 5000 peças musicais! O seu virtuosismo levou-o desse modo à Casa Branca e, a toda a América.
Em 1964, os gémeos Charles e George surpreenderam os Neurologistas com os seus cálculos de Calendário. Podiam responder num instante, por exemplo, quando o dia 21 de Abril calhou a um domingo (1963, 1957, 1946, até 1700).
O Escritor e Neurologista Inglês, Oliver Sacks, testemunhou tais aptidões quando espalhou uma caixa de fósforos diante dos gémeos e, eles exclamaram em uníssono: «Cento e onze». Ao apanhar os fósforos, Sacks confirmou então que tinham caído exactamente 111. Ao perguntar como os tinham contado tão depressa, os gémeos responderam de imediato: «Não contámos...vimos 111!»
referiram também o número 37 e, apesar da sua incapacidade para resolverem as mais simples equações, pareciam sentir (ambos) que, o número 111, podia ser visto em três grupos de 37!

Mente Sobrecarregada
John tinha 24 anos, uma inteligência acima da média, fino humor e forte personalidade mas, com segundos de intervalo, era atacado por violentas contracções musculares espasmódicas.
Por vezes, tirava partido desse facto, como quando tocava bateria - mas na maioria das vezes, causava-lhe problemas no emprego e em casa. Além de que, se adormecido ou em completo relaxamento, só ficava livre dos tiques quando se movia ritmadamente, por exemplo, quando nadava - ou se executava certas tarefas no emprego que lhe exigisse maior actividade física.
Enquanto a maior parte dos transtornos neurológicos envolvem a perda de uma função - Fala, Memória do curto e longo prazo, Linguagem, Identidade, etc. - há pelo menos um que resulta de um excesso de Função Cerebral. John sofria da Síndrome de Tourette, na qual uma pessoa - noutros aspectos dita normal mas que se remete em tiques, movimentos ou espasmos bruscos, roncos e caretas (esgares espasmódicos no indivíduo).

Controlo Químico
A Síndrome tem o nome do Neurologista e, Escritor Teatral, Gilles de la Tourette, que a descobriu em 1885. Posteriormente, os Neurologistas descobriram que as vítimas desta Síndrome têm um excesso de Dopamina - substância química neurotransmissora do Cérebro.
John, submetido a um tratamento com medicamentos que baixavam os níveis de Dopamina, passou a partir daí a ter uma vida normalíssima!

O Autismo em Investigação
Recentemente, Cientistas dinamarqueses e britânicos asseveraram em relatório minucioso de que, o Autismo, pode estar seriamente relacionado com o grau de exposição a elevados níveis de algumas hormonas «In Útero».
A experiência foi feita através da recolha de amostras de Líquido Amniótico (o líquido que envolve a criança ou feto dentro do útero materno e que, entre outras funções, lhe garante o oxigénio e os nutrientes necessários à sobrevivência) provenientes de registos médicos de 128 rapazes dinamarqueses que foram diagnosticados com Autismo.
A equipa comparou então as amostras com outras de um grupo de controlo e, chegou à conclusão de que, os rapazes autistas estiveram expostos a níveis maiores de Testosterona ( a hormona masculina) e, ao Cortisol (hormona corticosteróide da família dos esteróides, produzida pela parte superior da glândula supra-renal, localizada acima dos Rins) durante a gestação.
A equipa Anglo-Dinamarquesa descobriu assim que se verificava uma alteração significativa dos níveis da hormona.
Simon Baron-Cohen, director do Centro de Estudos do Autismo na Universidade de Cambridge - integrando a equipa deste estudo - aferia que: "No útero materno, os Rapazes produzem cerca do dobro da Testosterona em relação às Raparigas!"
"Não é possível ligar directamente esta alteração ao Autismo, mas, comparados com os rapazes típicos, os diagnosticados com Autismo têm níveis ainda maiores. É uma diferença significativa e pode ter um grande efeito no desenvolvimento do Cérebro!"- Concluiu o especialista, citado pelo diário «The Guardian».
Reportaria ainda no contexto desse estudo: "Não podemos concluir que é um fenómeno causal a partir deste Estudo, mas ele está a dizer-nos que, parte da Biologia do Autismo começa numa fase Pré-Natal!" - Acrescentaria Baron-Cohen.
Experiências e intensas pesquisas anteriormente realizadas em animais, mostraram uma correlação entre a Testosterona e, na formação do Cérebro dos machos, ainda «in útero».
Em relação à sequência deste Estudo liderado por Simon Baron-Cohen, em Cambridge, está a ser ultimado um outro, baseado na comparação entre grupos de Raparigas com Autismo e outras sem esse problema, no que se aguarda novidades nesse sector.

Há quem não subestime a importância e certa nocividade nos anti-depressivos que se tomam em excesso na nossa Era Contemporânea...a mal de todos nós. Outros sublevam a certeza de se estar perante todas as agressividades de toda uma sociedade em geral também muito acintosa - e por vezes cruel - na incisiva voragem dos tempos em que se respira mais carbono do que oxigénio ou ainda, se ingere mais tóxicos do que o devido em produtos alimentares carregados de toxinas. Seja como for, a Humanidade carece (e padece) urgentemente, de uma transformação eminente que nos faça nascer mais saudáveis e descontaminados, se possível. Todas estas doenças genéticas ou do foro cromossómico têm forçosamente de ter uma origem e, haja acordo e unilaterais empenhos para as debelar, e todos beneficiaremos com isso. Síndrome de Down, de Tourette ou...de Sábio, o certo é que nestes novos tempos - tempos modernos - teremos de saber lutar para as contrapor e se possível, redimir, a uma mera condição pontual de pequena ou mínima percentagem residual no mundo. Oxalá essa altruísta intenção se cumpra...a bem das nossas crianças e, dos nossos adultos num futuro próximo. Que Vença a Humanidade e toda a saúde que se lhe reconhece para assim poder evoluir e recrudescer em franca e sadia proliferação de outros novos tempos...! Que assim seja, a bem de todos nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário