Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Energia Vital «Chigong»


Exercícios de Chigong/Qigong

Partindo do pressuposto de que todos somos rodeados por uma Energia Vital, haverá então através da prática dos exercícios de Chigong, a conservação da harmonia e equilíbrio - portanto, da saúde mental, física e espiritual? Atraindo a Energia «Chi» positiva e, repelindo a negativa, reflectir-se-à de facto no ser humano, esse bem-estar no organismo e, em muitos casos, a cura? Existirá paralelismo entre certos Fenómenos Paranormais e o «Chi» - se tiverem elementos comuns - na activação das estruturas cerebrais? E que se altera no organismo quando se dá uma transferência de «Chi»?

«Chigong» - A Cura pela Energia Vital
Há milénios que os Chineses acreditam que, a Energia Vital «Chi», atravessa o Cosmos e tudo o que nele se encontra. A arte de sentir, conduzir e utilizar esta energia no próprio corpo e para benefício dos outros ensina-se no «Chigong» - considerado um dos grandes campos da Medicina Chinesa desde a dinastia Han (206 a. C. - 220 d. C.).
O Chigong baseia-se em exercícios mentais e físicos derivados das práticas Tauistas e Budistas. A tradução de Chigong é simplesmente: Trabalho ou Exercício com Chi!
Para os Chineses, o Mestre de Chigong domina tanto o Chi que consegue conduzi-lo, acumulá-lo e transmiti-lo. Emitindo com as mãos o Chi do próprio corpo para o paciente, consegue actuar sobre a sua doença.

Investigação Científica
Juntamente com um grupo de cientistas da Academia Chinesa das Ciências Somáticas de Pequim, a investigadora japonesa Kimiko Kawano estuda os fenómenos que acompanha os processos curativos do Chigong no cérebro humano. O domínio voluntário do fluxo de Chi no organismo é acompanhado por um aumento das Ondas Cerebrais Lentas.
Durante a transmissão do Chi, os padrões eléctricos cerebrais do Mestre de Chigong e do receptor equiparam-se. Ambos os efeitos são, talvez, apenas o resultado do estado meditativo do Chigong e não a demonstração da existência da suposta Energia Vital Chi.

Fluxo de Energia Vital
A Energia Vital Chi no ser humano através de uma rede de canais, os chamados «Meridianos». Os Chineses acreditam que o fluxo livre e sem obstáculos do Chi nos Meridianos, é necessário à conservação da harmonia e equilíbrio e, portanto, da saúde mental, física e espiritual.
Baseando-se neste princípio, a Acupunctura e outros métodos de cura com ela relacionados, corrigem assim os bloqueios de energia ou o desequilíbrio dos fluxos através da sedação ou estimulação de determinados pontos de Acupunctura. Estes pontos situam-se nos Meridianos, que por sua vez estão ligados aos vários órgãos.

Acção do Chigong
Como actua o Chigong? Ainda não se sabe exactamente, porque a investigação neste campo é muito recente.
No Laboratório de Bioemissões  de Chiba, no Japão, estudam-se todos os aspectos do Chigong ou Qigong. À semelhança dos seus colegas chineses, também os cientistas japoneses suspeitam que o Chi é responsável por todos os Fenómenos Paranormais - uma espécie de veículo de inexplicáveis transmissões de informação. Há experiências que estudam se, o ser humano, é capaz de perceber as Emissões de Chi ou se, pelo menos, o organismo reage a elas. Existem indícios de que determinados padrões cerebrais se alteram durante a sua transmissão.

Transmissão de Chi
Os cientistas do Laboratório de Bioemissões de Chiba, estudam a Emissão da Energia Vital Chi por meio de complexas experiências: por exemplo, isolam o Mestre de Chigong do sujeito experimental, pondo a sua mão numa caixa metálica que serve de blindagem electromagnética.
O Receptor assim isolado do Mestre de Chigong senta-se à sua frente com a mão sobre a caixa de metal. Ambos estão ligados a aparelhos electroencefalográficos, que registam a sua actividade cerebral. O Receptor tem de indicar quando sente uma transmissão de Chi.
Embora nenhum dos sujeitos o tenha conseguido fazer, os electroencefalogramas registaram as transmissões: um aumento significativo da amplitude das Ondas-Alfa (8-13 Hz).
Os cientistas esperam poder verificar através destas experiências, o que de facto se altera no organismo quando se dá uma transferência de Chi.

O Papel do Cérebro
Graças aos modernos métodos de investigação relativamente às Emissões de Chi, os cientistas japoneses puderam detectar actividades curiosas nos Lóbulos e, nos Hipocampos do cérebro. Estes últimos, são estruturas situadas numa região do cérebro que controla as reacções vegetativas e, emocionais. Se os Fenómenos Paranormais e o Chi tiverem elementos comuns, a activação destas estruturas cerebrais pode ser um primeiro passo para a compreensão dos processos implicados.
É bem sabido que registamos continuamente muito mais sensações do que, as que nos chegam à consciência. Uma das funções dos Lóbulos Temporais é filtrar as Informações Sensoriais para que, não sejamos constantemente bombardeados com percepções «supérfluas». Ao que parece, também as Impressões Paranormais estão sujeitas a esta censura.

Efeito sobre o Crescimento Celular
Sob a orientação de Masatake Yamauchi, do Grupo de Investigação do Genoma, um grupo de cientistas de Chiba, no Japão, estudou em 1996 a influência da cura pela energia em culturas de Células Humanas previamente expostas a doses mortais de antibiótico ou Raios X.
Os Curandeiros tinham de tentar salvar as células através da transmissão de Chi. Não o conseguiram no caso das células tratadas com antibióticos, mas levaram ao desenvolvimento de novas colónias celulares no das células contaminadas com Raios X.
Os Cientistas concluíram destas experiências-piloto que o Chi transmitido contra os agentes químicos não tem um efeito positivo suficiente. Quantos aos Raios X, provocam lesões no núcleo que, normalmente, levam à morte da célula. Mas às vezes os organismos conseguem reparar estas lesões por si mesmos. O que parece que os Curandeiros fizeram, foi estimular estes mecanismos naturais de cura com a transmissão do Chi, que juntamente com eles, «reparou» as lesões.

Chi - Positivo e Negativo
Há algum tempo que se sabe que, os Campos Magnéticos, desempenham um papel ainda muito pouco esclarecido nos efeitos paranormais do processo curativo.
No Departamento de Fisiologia da Universidade de Showa, em Tóquio, e no Laboratório de Biolelectroquímica da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova Iorque, demonstrou-se - entre 1994 e 1996 - que os Mestres de Chigong geram fortes campos magnéticos ao emitir o Chi.
Ao mesmo tempo, realizaram-se experiências com Mestres de Chigong no Instituto Chigong de Xangai, na China. Emitindo uma forma mortal de Chi para certas culturas bacteriológicas, os Curandeiros conseguiram uma redução das bactérias de mais de 50%.
Para os Chineses, os Mestres de Chigong são capazes de conseguir e, transmitir o Chi, de forma muito concentrada. O excesso de Chi que, ao contrário dos Mestres de Chigong, não somos capazes de controlar...pode levar à doença! Mas para a curar, os Mestres de Chigong transmitem o Chi em concentrações muito elevadas, pois só assim conseguirão eliminar células ou bactérias, por exemplo no tratamento do Cancro. No entanto, aplicada a órgãos sãos, esta forma de Chi pode ser mortal.
Por outro lado, parece que a aplicação inversa do Chi tem como resultado um aumento do número da bactérias entre os setecentos (700) e, os mil por cento (1000%).
Os investigadores verificaram que, os Mestres de Chigong, geraram fortes Campos Magnéticos tanto num caso como noutro. É de supor que estes campos são os responsáveis pelos efeitos observados, mas, apesar das experiências da década de 1990, ainda não se conseguiu provar cientificamente esta hipótese.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a Energia Vital flui através do corpo ao longo de doze (12) trajectórias, chamadas «Meridianos». Cada Meridiano representa um determinado órgão ou sistema: há, por exemplo, um meridiano biliar, um hepático e outro gástrico.
Ao longo das trajectórias da energia existem pontos minúsculos. Se espetarmos neles uma agulha de Acupunctura, podemos acelerar ou travar o fluxo de Energia Vital demasiado lento ou excessivamente rápido. Como o tratamento depende da precisão destes pontos, primeiro usam-se bonecos com os meridianos marcados, que ilustram onde é preciso espetar as agulhas para que o tratamento resulte.
Os exercícios de Chigong baseiam-se no pressuposto de que todos somos rodeados por uma Energia Vital que podemos trabalhar a nível físico e mental, como já se referiu. Nalguns deles, esta energia é visualizada como uma corrente que flui para dentro ou para fora do corpo, o que se faz imaginando-a na forma de uma «fonte de luz dourada» que nos atravessa.
Os praticantes de Chigong também tentam atrair com as mãos a energia Chi positiva e, repelir a negativa.
Mais uma vez se ilustra que, em todos estes casos de harmonia e pacificação física e espiritual no ser humano e, através destas técnicas, haverá assim um maior alargamento sobre o que até aqui se fazia no Ocidente, preterindo todos estes conhecimentos pelos da Medicina convencional ou bioquímica. Se com isto, o bem-estar geral se evidencia e regista com positividade e harmonia nos indivíduos, então é porque se está efectivamente no bom caminho. Por esse facto, apenas restará dizer que assim continue a ser, nessa inquestionável vertente de fluxo de Energia Vital reposta em toda a Humanidade e pelo bem desta. Que assim seja então!

Sem comentários:

Enviar um comentário