Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

A Era Cosmológica XI (Máquina de Energia)


Galáxia CR7 - A galáxia recém-descoberta mais brilhante do Universo!

Haverá limites para o conhecimento da cosmologia num mega-entusiasmo internacional, pelo que hoje se revela ao mundo (a cada dia que passa) na descoberta das sempre mais brilhantes galáxias? Será despudor ou simplesmente a fiabilidade destes novos tempos tecnológicos que tal certeza nos dão, ao impor-se na Terra o que do Céu vem em simbiose e, deslumbramento? Que máquinas de energia serão estas que tanto motivam, impulsionam e galvanizam o mundo astrofísico que, além todas as reconhecidas (e meritórias) descobertas, também aludem a estrelas terrestres - estas igualmente brilhantes mas sem dúvida alguma ainda tão ou mais distantes das que hoje se mostram ao mundo?!

Estaremos todos de parabéns - a Humanidade - e, quem esta recém-descoberta galáxia revelou ao mundo, o nosso mundo, na mais brilhante (CR7)?  Brilhante (a mais brilhante!) galáxia esta, que no presente explana em garbo lusitano do que um dia - por mares nunca antes navegados  - e agora, por céus nunca antes observados, se expõe  e determina conquistador estelar? Haverá poder maior do que reconhecer-se tal...? Ou...de se poder finalmente sonhar com as estrelas no Céu por vias desta estrondosa e incrivelmente maravilhosa CR7???

Máquina de Energia
Os vários tipos de Galáxias Activas - Seyfert, Quasares, Radiogaláxias e Blasares - parecem, todos eles, muito diferentes uns dos outros. No entanto, muitos Astrónomos acreditam hoje em dia que se trata fundamentalmente do mesmo tipo de corpo. Parecem muito diferentes porque, avistados da Terra, os observamos em ângulos diferentes.
As Galáxias Activas necessitam de alguma forma de «motor» central para gerar as enormes quantidades de energia que irradiam. Embora haja muitos processos que podem gerar grandes quantidades de energia, um corpo que caia num poço gravitacional é o mais eficiente.
Este facto levou muitos Astrónomos a concluir que, no coração das Galáxias Activas, a energia é libertada porque a matéria está a ser sugada para um...Buraco Negro Supermaciço!


Imagem do Telescópio Espacial Hubble da NGC 4261

Em torno do Buraco Negro...
Os Buracos Negros são corpos no espaço tão densos que nada pode escapar deles, nem sequer a própria luz. Um buraco negro possui um campo gravitacional tão forte que, qualquer estrela, nuvem de gás ou outra matéria que se aproxime é sugada e nunca mais é vista!
A Matéria que cai num Buraco Negro não viaja em linha recta. A rotação da galáxia faz com que a matéria forme um disco, chamado Disco de Acreção - a partir do qual a matéria ou o corpo podem completar o seu percurso para o buraco negro.
A Matéria no Disco de Acreção gira a grande velocidade, fazendo com que aqueça e emita Raios-X e outras formas de radiação electromagnética. Em virtude de o disco de acreção ser muito denso, a radiação não consegue logo escapar através dele. Em vez disso, forma um feixe ao longo do eixo do disco de acreção, onde encontra a menor resistência à sua passagem.
As Partículas Subatómicas também são aceleradas ao longo desse eixo, formando jactos. Estes colidem com os Átomos no meio intergaláctico e fazem com que emitam radiação em comprimentos de onda rádio. São estes Lobos Emissores de Rádio que se detectam nas Radiogaláxias.

Em torno do Disco de Acreção...
Em torno do Disco de Acreção situa-se um anel de poeira e de gás chamado: Toróide. A Toróide é então aquecida pela emissão de microndas proveniente do disco de acreção.
A Matéria da Toróide reemite assim esta radiação em comprimentos de onda mais elevados. As Nuvens de Gás que redemoinham em torno do «motor» central, também são aquecidas pela Emissão do Disco de Acreção e emitem radiação detectável como linhas espectrais.
A diferença entre uma Galáxia de Seyfert e um Quasar reside meramente na intensidade de radiação produzida no seu núcleo.
A diferença entre estes e outros tipos de Galáxia Activa tem a ver com o ângulo de visão. Num Núcleo de uma Galáxia Activa observada ao longo do Disco de Acreção, o «motor» central brilhante é então obscurecido pela Toróide circundante. Apenas são visíveis os lobos de rádio, no que podemos, assim, «ver» uma Radiogaláxia.
Se, porém, o corpo for observado ao longo do Eixo do Disco, é possível ver directamente o jacto, onde a intensidade de radiação é impressionante! À medida que o gás quente é acelerado ao longo do jacto, provoca a variação do brilho, resultando na forma característica que surge ao observador como um Blasar. Os ângulos de observação entre os de um Blasar e de uma Radiogaláxia, pode ver-se a emissão do «motor» central e possivelmente os jactos. Além disso, é visível a emissão proveniente das nuvens de gás quente. Esse corpo é um Quasar!
Esta Teoria Unificada das Galáxias Activas ainda não está totalmente provada, mas apresenta-se como uma teoria muito atraente, ou seja, viável na sua futura admissão por parte da comunidade astrofísica.


CR7/Estrela de Futebol Mundial ou...Galáxia CR7, a mais brilhante de todas???

Galáxia CR7 - A Mais Brilhante do Universo!
(Portugueses na mira das conquistas estelares...?)
Uma equipa internacional de Astrónomos, liderada pelo ilustre português David Sobral - cientista e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências de Lisboa que trabalha também para o Observatório de Leiden, na Holanda - anunciou em seu nome e dos seus colegas (no dia 17 de Junho de 2015), a fantástica descoberta da galáxia mais brilhante dos primórdios do Universo e de sinais das primeiras estrelas quando o Universo tinha...800 milhões de anos! Um feito extraordinário sem dúvida!

«Só no campo da luz visível, a CR7 chega a cerca de um trilião (1 milhão de um milhão de milhões...) de vezes, mais luminosa do que o Sol!» - elucidou Sobral ao revelar à Lusa tal feito. Acrescentaria então: «A CR7 está numa zona do Céu chamada de Cosmos, sendo três vezes mais brilhante do que uma outra galáxia dos primeiros tempos do Universo - a Himiko - a qual pertencia o recorde luminosidade até agora.»

A Galáxia CR7 foi baptizada com a sigla CR7 em honra, homenagem, brio e estandarte terrestro-estelar de Cristiano Ronaldo - o mundialmente conhecido e galardoado futebolista português - e, esta alusão à «estrela», só vem comportar assim que, os eleitos na Terra, são muitas vezes também eles as estrelas do Céu - se considerarmos que todos o somos, efectivamente.


Galáxia CR7 - A mais brilhante do Universo!

CR7 - A Descoberta da Vida!
«A descoberta abre, em suma, caminhos não só para as primeiras fontes de luz do Universo mas, também, para as estrelas que ao formarem pela primeira vez elementos pesados (como carbono, oxigénio e nitrogénio) - quando explodiram no final das suas vidas como Supernovas - permitiram a existência de vida...incluindo a humana!» - revelação de David Sobral.

Ainda de acordo com David Sobral, a CR7 detectada entre várias galáxias muito distantes e brilhantes pode ter efectivamente dado (ou concedido) a «primeira janela» para as estrelas de primeira geração, que nasceram quando o Universo estava a dar os primeiros passos e, com a massa de cerca de cem a mil vezes superior à do Sol. Sendo, por isso, extremamente quentes e luminosas, mas com um período de vida muito curto - no que em Astronomia se regista de 2 milhões de anos!
Segundo Sobral, foi detectada uma fonte de luz de estrelas incrivelmente quentes - nunca antes observadas - asseverou. Detectou-se igualmente fontes capazes de ionizar (separar) completamente não só os átomos de hidrogénio, mas também os de hélio, sem resultar um único vestígio ou sinal de elementos mais pesados, tal como o previsto para as primeiras estrelas - aferiu incisivamente Sobral, acrescentando ainda que uma Estrela de Primeira Geração pode ser 1 a 10 milhões de vezes mais brilhante do que o Sol!

Mas o Investigador Português, David Sobral vai ainda mais longe no seu enfático discurso sobre a CR7, no que nos esclarece de seguida em que pormenoriza de que, as Primeiras Estrelas, terão sido formadas por hidrogénio, hélio e pequenos vestígios de lítio - materiais que resultaram da explosão do Big Bang (anuiu) - «fogo de artifício» de partículas que terá marcado indubitavelmente a origem do Universo; que tem aproximadamente !4/15 milhões de anos!
Outro indício que David Sobral verificou, provando a existência da primeira geração de estrelas - a População III - foi que a zona da Galáxia CR7 mais brilhante e, com as primeiras estrelas, estava fisicamente separada das zonas ligeiramente mais normais - com estrelas um pouco mais normais...como o Sol! «O brilho da CR7 é visível tal como as pessoas estão habituadas a ver quando olham para uma estrela, sendo proveniente de estrelas extremamente jovens do gás que está a ser aquecido e, ionizado, por uma fonte de radiação ultravioleta (não visível aos olhos) mas, de facto, absolutamente impressionante!»


CR7 - o Jogador em simbiose perfeita com...a Galáxia CR7, a mais actual e brilhante de todas!

O que os Cientistas avaliaram...
Os Astrónomos avaliaram uma área do Céu, onde, segundo palavras do cientista português, David Sobral, cabem cerca de «40 Luas Cheias», sendo, portanto, 10 a 20 vezes maior do que a área dos maiores estudos feitos anteriormente; e cerca de 20 vezes maior do que o famoso e magistral Hubble Ultra-Deep Field - o campo profundo mas pequeno que a maioria dos investigadores utiliza para encontrar galáxias ultra distantes.

A descoberta da sua equipa, publicada na revista «Astrophysical Journal, foi feita graças a observações obtidas através dos telescópios terrestres VLT, W.M Keck e Subaru, para além do já mui prestigiado telescópio espacial Hubble.
Da equipa humana de Astrónomos deste estudo também faz parte o ilustre português Sérgio Santos - identicamente a David Sobral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço nesta demanda lusitana mas internacional também em parceria com os investigadores das Universidades da Califórnia (EUA), de Genebra, na Suíça e Leiden, na Holanda (UE).

Finalizando com uma explicação científica ao mais alto nível, Sobral ainda teve tempo e estímulo entusiástico para determinar sobre a sua recente descoberta, a Galáxia CR7:
«Tecnicamente, a CR7 chega a ser quase 20 vezes mais quente do que a superfície do Sol e, a abreviatura de Cosmos (zona do Céu onde a galáxia foi detectada), Redshift (desvio para o vermelho) de 7. Quanto maior for o desvio para o vermelho (no espectro de luz) de uma galáxia, mais distante ela está! Neste caso, o desvio para o vermelho de 7, significa que...a CR7 está a 12,9 mil milhões de anos-luz da Terra!»

Nada mais a acrescentar, até porque...mais não será possível, para quem tão criteriosa e fabulosamente sabe assim descrever esta suave, doce e brilhante aventura no Espaço. Desta vez, a conquista teve honras e brasão portugueses em níveis há muito evidentes de que não há países pequenos mas pequenos países de almas muito grandes que, pela invasão e expansão do Universo em conhecimentos humanos, todos ganhamos, pois todos lucramos com estas investidas nacionais e, internacionais de alto gabarito estelar! Por mim, pela Humanidade e por quem até assume que gosta de observar tanto as estrelas como um bom jogo de futebol, eu reitero em homenagem póstuma: Que Viva a CR7, esta bela e brilhante galáxia do Céu como a outra, que é terrestre e humana e também pertence às mesmas estrelas do Céu que eu vejo, sinto e quase toco...no tecto do meu lusitano país.
Que a Humanidade prevaleça, assim como os seus conhecimentos estelares por todo o Universo!

Sem comentários:

Enviar um comentário