Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Cidade Perdida

Seria Machu Picchu uma cidade só de mulheres? Terá Machu Picchu sido uma colónia penal para quem cultivava coca?

Machu Picchu - Em 1911, foi por mero acaso descoberta no Peru, uma das mais imponentes aglomerações construídas pelo povo Inca na América do Sul. A 2360 metros acima do nível do mar e que, durante mais de 400 anos permaneceu escondida dos olhares do mundo.
Na região central do Peru, situada no cume de um monte acima das margens do rio Urubamba, fica a majestosa cidade de Machu Picchu. Quando em 1911 a sensacional notícia da sua descoberta foi comunicada por Hiram Bingham (1875-1956), um jovem professor de História da Universidade de Yale, e percorreu a imprensa de todo o mundo, rapidamente começaram a desenvolver-se rumores acerca daquela cidade Inca. Na região em redor desta cidade foram até inícios do século XXI descobertas várias outras cidades, de cuja existência até então ninguém sabia - nem sequer os próprios registos dos Incas lhes fazem qualquer referência. Seria toda a zona em redor de Machu Picchu uma terra de algum modo secreta ou fora fora apenas esquecida ao longo dos séculos?

Hipóteses e Rumores
Impelido pela cobiça do ouro, Pizarro partiu em 1527 à conquista do Império dos Incas na América do Sul. Com os seus cerca de 200 soldados bem equipados, esta foi uma missão que conseguiu efectivamente cumprir, mas parece não ter podido chegar a todo o lado, pois a região em redor de Machu Picchu nunca por ele foi calcorreada. Os historiadores julgam que esta terá sido mantida secreta e escondida dos conquistadores espanhóis, como último bastião do povo Inca. Os investigadores avançaram diversas teorias na tentativa de explicar a razão pela qual esta cidade foi construída e qual a função que terá tido.
A interrogação iminente que se faz se acaso terá sido Machu Picchu uma cidade de mulheres, advém do facto de tudo apontar nesse sentido pela totalidade dos esqueletos encontrados no cemitério da cidade, todos eles pertencentes a mulheres.
Teria este aglomerado urbano sido uma fortificação para demarcar os limites do território? O Estado Inca teria com certeza de defender-se dos ataques das populações indígenas. De novo se impõe outra pergunta: se acaso terá sido uma espécie de colónia penal para quem cultivava coca, tendo em conta os muitos pedaços de terra cultivável em socalcos em redor da cidade...? Os investigadores conferem alguma credibilidade a esta hipótese, até porque os Incas obrigaram outrora o povo indígena - conhecido por Antis e por eles vencido e dominado - à prestação de trabalhos forçados.
Teria a cidade servido como último refúgio para o Imperador Inca Tupac Amaru que morreu em 1572? Esta é apenas uma pequena amostra das inúmeras hipóteses avançadas, das quais nenhuma pôde até hoje ser comprovada.

Uma Cultura Esquecida, Perdida no Tempo?...
O arqueólogo peruano Victor Anglés é da opinião que os Incas não poderiam ter escondido Machu Picchu dos Espanhóis. O que hoje são ruínas, deverá em tempos ter tido uma importância demasiado grande para que os Espanhóis pudessem nunca ter ouvido falar de tal cidade. Os espiões dos conquistadores estavam espalhados por todo o território e trabalhavam mesmo em colaboração com importantes membros da Casa Real.  - " E no entanto, nada sabiam os Espanhóis da existência de Machu Picchu, porquê?" Interrogar-se-ia em 1971 John Hemming, um investigador americano que se ocupa de assuntos da Antiguidade. A sua resposta foi a seguinte: - "A única explicação possível é que também os próprios Incas nada soubessem acerca disso." Pode bem ser que, já muito antes da ocupação do Peru, esta região estivesse desocupada.
Campanhas militares dos temíveis Antis - indígenas provenientes das florestas tropicais - poderão ter sido responsáveis pelo facto de em 1550 já ninguém saber nada acerca de Machu Picchu.
O director do Museu de Antropologia de Lima, J. E. Núnez, referindo-se ao actual estado das investigações, diz o seguinte: -"Presentemente nenhum arqueólogo profissional está em posição de poder dar resposta às questões em aberto acerca de Machu Picchu."
O arqueólogo Luís A. Pardo, de Cuzco, no Peru, é da opinião que «a cidade perdida» encerra em si o enigmático segredo de um povo antiquíssimo.

Cultos Explosivos
Um estranho enigma envolve o Torreón, uma construção de pedra sobranceira ao Huayna Picchu, o pão-se-açúcar coberto de verde que está em frente ao monte Machu Picchu, conhecido como a «Pérola dos Andes». Terá aí ardido outrora uma grande fogueira sacrificial?
Por todo o mundo existem altares onde se sacrificava pelo fogo, mas nenhum deles apresenta vestígios do efeito de forças tão destrutivas como as que aqui actuaram. Quase se seria levado a pensar que aqui, teria em tempos sido usado algo semelhante a uma moderna arma de energia atómica. Ou, teriam os alquimistas pré-históricos tido acesso e feito experiências com materiais que nos são hoje desconhecidos?

A ter sido assim, estaremos perante uma verdadeira revolução no pensamento e conhecimentos de outrora na existência de uma ou mais civilizações - em que os Incas possam estar incluídos - em que já manuseavam armas e poderes belicistas que só na actualidade compomos. Contudo, haverá sempre em aberto essa e outras interrogações numa dúvida existencial do que outrora esses povos terão feito e cometido sobre si desse poder extremado no seu uso e prática que eventualmente, poderia ter levado à sua destruição. Por ora, só se pode afirmar então que, por esta mui bela cidade perdida de Machu Picchu, estaremos em veleidade maior na sua peugada em descoberta, visita e sublimação a quem a seus pés se remeta, seja em estudo ou simples passeio turístico. E, respeitando os seus antepassados, continuaremos essa busca de um conhecimento maior sobre si, Machu Picchu, a bela cidade perdida. Assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário