Fotografia nocturna tirada do espaço pelo astronauta da NASA, Terry Virts, felicitando Portugal pela vitória no Europeu (Imagem do território português iluminado).
A Grande Homenagem que veio do Espaço...
Na rede social Twitter, o astronauta Terry Virts colocou uma sua mensagem proferindo: «Congrats» («Parabéns», em português) e, onde coloca as palavras-chave: Portugal e Euro 2016 (Final), publicando uma fotografia nocturna, em que se observa toda a Península Ibérica com o seu manancial luminoso assaz exuberante - algo que só Virts e outros seus companheiros de profissão (astronautas, portanto) podem admirar. Desde já um Muito Obrigado pela deferência.
Meu querido Terry W. Virts, é com muita emoção e muitas lágrimas nos olhos que eu, comum cidadã portuguesa, lhe agradeço por, antes de mais, não nos ter confundido com a grandiosa e quiçá avantajada Espanha que tudo toma, conquista e se antecipa (e por vezes adia...) se tivermos em consideração o tempo e a complexidade que estes nossos parceiros do lado territorial têm levado para formar um Governo que se diga decente e a cumprir as obrigatórias ordens de Bruxelas; tal como nós, Portugueses. Desde já o meu reconhecimento por, mais esta bela foto e imagem espacial de cortar a respiração em força da gravidade insuperável (em que só mesmo o CR 7, imbatível e estático, se consegue manter em suspense e, inamovível, se não tiver ninguém que lhe vá às canelas/joelhos, como foi este último triste caso do jogador profissional francês...).
Em cúmplice jeito de agradecimento também, aqui lhe devolvo a prazenteria terrestre pela sua estelar que, não tendo comparação, é tudo e muito mais o que seria de esperar cá da Terra.
Já soube que tem uma longa experiência em voos espaciais e, quanto a mim, honro por dizê-lo, com muito agrado, pois não imagino o que terão sido não só os altos treinos de aperfeiçoamento e acesso à sua tão nobre profissão e, serviço, quanto o sacrifício, as dores, ou mesmo a redução de uma vida dita normal de um qualquer comum terrestre que se preze que entra e saia de um escritório das nove às cinco; já para não falar das vezes em que terá ficado de cabeça para baixo milhares de vezes ou em processo centrífugo, só para os da NASA lhe reconhecerem mérito e acessibilidade à grande porta triunfal dos ditos eleitos - os Astronautas!
Como a conversa já vai longa e eu não sou de mais delongas, pois que a hora também já vai alta, assim como a noite, aqui, neste cantinho lusitano em que me encontro por debaixo da sua nave espacial, desejo-lhe muito Boas Noites e sim, Somos Campeões Europeus Caraças! (ou carago, como dizem no Norte de Portugal). E com todo o mérito também!!! Um abraço, desta portuguesa maluca que sofre de insónias e de ânsias de poder ver - amanhã - o seu grupo preferido da Selecção Nacional envolta em olheiras mas muitas alegrias, que o mundo só é mundo se tiver destas coisas; boas, de preferência!
Também ouvi dizer que esteve 212 dias no Espaço. É obra! E, se pela primeira vez, nós, Portugueses, ou nós, Selecção de Portugal, nos sagrámos campeões desde que a vitória nos escapou por entre os dedos em 2004 (com os Gregos), agora, também nós podemos dizer que a obra está feita, o Céu foi o limite e as estrelas são nossas! Até que um novo campeão esse garbo nos tire...!
O Stade de France, em Saint-Denis foi pequeno para uma alma tão grande como a nossa, a portuguesa, que, tal como o nosso Hino Nacional evoca: de uma Nação Valente e Imortal, como imortais serão as almas que permanecem nas estrelas. Hoje, Portugal é grande! Tão grande que até chegou às estrelas...
Obrigado por isso, Terry W. Virts, por nos ter homenageado assim de forma tão lúcida quanto bela, por entre a profundidade espacial e a interioridade da sua alma de astronauta. Bons voos, amigo!
Sem comentários:
Enviar um comentário